Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Meliponini
Meliponini é uma tribo de abelhas da família Apidae, mesmo grupo que inclui também as abelhas melíferas mais conhecidas do gênero Apis, as abelhas das orquídeas da tribo Euglossini, as abelhas carpinteiras da sub-família Xylocopinae e as mamangabas da tribo Bombini. As meliponinis são conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão, o que não é uma denominação totalmente adequada uma vez que elas na verdade possuem ferrão, embora ele seja atrofiado e não possa ser utilizado como arma defensiva. As estimativas dão conta de que existam entre 500 e 800 espécies nesta tribo espalhadas pelas zonas tropicais e sub-tropicais do planeta, em particular na Austrália e zona circundante, na África e principalmente na América Latina. A maioria não produz ou produz muito pouco mel, embora algumas espécies do grupo o façam em abundância e alcancem até mesmo uma produtividade por abelha maior que a das abelhas do gênero Apis. O grupo tem também grande importância na polinização da flora dos seus ecossistemas. Na África e na América do Sul algumas espécies são valorizadas na medicina tradicional devido às qualidades antissépticas do seu mel, que possui uma concentração bem maior de substâncias inibidoras do desenvolvimento de microrganismos do que ocorre nas abelhas europeias e africanas do gênero Apis.

Como o nome vulgar indica, as abelhas meliponíneas são incapazes de ferroar, mas muitas delas defendem as colmeias agressivamente através de mordidas com suas mandíbulas, tentando penetrar no nariz e nos ouvidos, emaranhando-se nos cabelos ou depositando própolis sobre seus agressores. Algumas espécies, nomeadamente as do gênero Oxytrigona como a tataíra, segregam substâncias ácidas nas mandíbulas que produzem mordidelas dolorosas. Outras espécies, contudo, são muito mansas e incapazes de se proteger de agressões por parte de animais maiores ou de seres humanos, o que em muitos lugares tem contribuído para o seu desaparecimento na natureza.

As abelhas deste grupo produtoras de mel pertencem geralmente aos gêneros Trigona, Scaptotrigona,Tetragonisca, Melipona e Austroplebia, embora existam outros gêneros contendo espécies que produzem algum mel aproveitável. Elas são cultivadas na meliponicultura da mesma forma que as abelhas com ferrão do gênero Apis são cultivadas na apicultura.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike