Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Mehmed VI
Mehmed VI (Turco: Mehmed Vahideddin ou Mehmet Vahdettin) (14 de Janeiro 1861 – 16 de Maio 1926) foi o trigésimo sexto e último sultão do Império Otomano, reinando de 19181922. O irmão de Mehmed V, sucedeu ao trono logo após o suicídio do filho de Abdülaziz, chamado Yusuf Izzettin, que era o herdeiro do trono.

Primeira Guerra Mundial foi um desastre para o Império Otomano. As forças britânicas ocuparam Baghdad e Jerusalem durante a guerra e a maioria do império foi dividida entre os europeus aliados. Na conferência de San Remo em 1920, foi entregue para a França um mandato sobre a Síria e para o Reino Unido um sobre a Palestina e a Mesopotâmia. No dia 10 de Agosto de 1920 os representantes de Mehmed assinaram o Tratado de Sèvres, no qual reconhecia os mandatos e renunciava o controle Otomano sobre a Anatolia e Izmir. Sendo assim, foi reduzida a extensão da Turquia e nomeado o Reino de Hejaz como um estado independente.

Nacionalistas turcos ficaram decepcionados com Mehmed e um novo governo temporário foi instaurado sob a liderança de Kemal Atatürk em 23 de Abril de 1920. Tempos depois, Mehmed deixou Istambul e foi exilado na Riviera Italiana.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike