Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Martinhada
Martinhada, ou Revolta da Martinhada, que na gíria política do tempo também aparece referida como o imbróglio ou a pavorosa, foi um golpe político-militar desencadeado a 11 de Novembro de 1820dia de São Martinho (daí o nome), por um grupo de chefias militares, ditos os exaltados, mas com o apoio de uma vasta coligação informal de grupos políticos e sociais, contra a governação da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino.

O golpe teve mais relevo para os grupos mais conservadores do exército e da sociedade, próximos das ideias absolutistas e anti-constitucionais, mas foi o produto de uma aliança contra-natura entre eles e os burgueses ou liberais mais radicais que pretendiam a imediata adopção da Constituição de Cádis. Todos eles empenhados em controlar o poder nascido da revolução. Alguns dos seus membros iam ao ponto de pretender uma Constituição ainda mais liberal do que a espanhola.

Os golpistas pretendiam o afastamento imediato de Manuel Fernandes Tomás e do tipo de liberalismo que então dominava a política portuguesa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike