Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Maria Goeppert-Mayer
Maria Göppert-Mayer (Katowice, — San Diego, ) foi uma física teórica estadunidense nascida na Alemanha. Com Eugene Paul Wigner e J. Hans D. Jensen, recebeu o Nobel de Física em 1963, por propor um novo modelo do envoltório do núcleo atômico. Foi a segunda mulher a ser laureada nesta categoria do Nobel, precedida por Marie Curie.

Formou-se na Universidade de Göttingen, e seu doutorado versava sobre a teoria da absorção de dois fótons por átomos. Na época, verificar a sua tese parecia ser uma possibilidade remota - mas isso foi possível com o desenvolvimento do laser. Hoje, a unidade usada para medir a absorção fotônica é chamada de Goeppert Mayer (GM).

Casou-se com Joseph Edward Mayer e se mudou para os Estados Unidos, já que ele se tornou um professor na Universidade John Hopkins. Regras contra nepotismo impediam que Maria fosse contratada como membro do corpo docente da universidade, mas ela conseguiu um trabalho como assistente e publicou um artigo sobre decaimento radioativo em 1935. Em 1957, ela se mudou para a Universidade Columbia, onde passou a trabalhar de graça.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike