Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Manuscritos de Timbuktu
Os Manuscritos de Timbuktu é um termo genérico para um grande número de manuscritos (as estimativas variam de centenas de milhares), que estavam preservados muitos deles por particulares em Timbuktu, no Mali. Uma grande parte dos manuscritos é sobre arte, medicina, ciência e caligrafia do antigo califado abássida, e até mesmo várias inestimáveis cópias antigas do Alcorão.

A maioria dos manuscritos foram escritos em árabe, mas alguns foram também em línguas locais, incluindo  Songai e Tuaregue. As datas dos manuscritos variou entre o fim do século XIII e início do século XX (ou seja, a partir da islamização do Império do Mali até o declínio da educação tradicional no Sudão Francês).

O assunto varia de trabalhos acadêmicos a curtas letras. Os manuscritos foram passadas de pais para filhos nas famílias de Timbuktu e se encontram em sua maioria em mau estado. A maioria dos manuscritos permanecem por estudar e não são catalogados, e seu número total é desconhecido, passível apenas de estimativas aproximadas. Uma seleção de cerca de 160 manuscritos da Biblioteca Haidara Mamma em Timbuktu e da coleção Ahmed Baba foram digitalizados pelo Projeto Manuscritos Tombouctou na década de 2000.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike