Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Lahmu
Lahmu ("Cabeludo"), nome de uma divindade protetora e benéfica da mitologia acadiana, é um filho primogênito de Apsu e Tiamat. Ele e sua irmã Lahamu são os pais de Anshar e Kishar, o pai céu e a mãe terra, que deram origem ao deuses do panteão da Mesopotâmia. Lahmu é retratado como um homem barbudo com uma faixa vermelha, geralmente com três fios e 4 a 6 ondulações na cabeça. Frequentemente é associado ao kusarikku ou homem-touro. Nos tempos sumérios Lahmu pode ter significado "o enlameado". Lahmu guardava os portões do templo de Enki em Abzu Eridu. Ele e sua irmã Lahamu são divindades primordiais no épico babilônico da Criação Enuma Elish, e Lahmu pode ser relacionado com - ou idênticos a - Lahamu, criaturas da Tiamat nesse épico.

Alguns estudiosos têm especulado que o nome de Belém, na verdade, originalmente continha uma referência a uma forma cananita de "Lahmu", em vez de a palavra cananita para "pão", "lehem".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike