Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Kimi Räikkönen
Kimi-Matias Räikkönen (Espoo, 17 de outubro de 1979) é um automobilista Finlandês, que pilota pela equipe Ferrari na Fórmula 1. Após nove temporadas correndo pela Fórmula 1, entre 2001 e 2009, cujo campeonato de 2007 ele venceu, passou a competir no Campeonato Mundial de Rally entre 2010 e 2011, retornando à categoria principal de monopostos em 2012.

Räikkönen entrou na Fórmula 1 como piloto regular para a equipe Sauber-Petronas em 2001. Tendo apenas em categorias bem iniciantes de monopostos, recebeu sua superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após uma promessa de entrega de desempenho feita pelo seu chefe, Peter Sauber. Mudou para a McLaren Mercedes em 2002, e se tornou competitivo ao título ao terminar as temporadas de 2003 e 2005 como vice-campeão, atrás de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente. As temporadas de Räikkönen de 2003 e 2005 foram marcadas por várias falhas de consistência das suas McLaren.

Räikkönen mudou para a Ferrari em 2007, se tornando o piloto mais bem pago da história do automobilismo com um salário estimado em US$51 milhões por ano. Sua mudança para a Ferrari seguiu com a comquista do seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, vencendo os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Fernando Alonso por um ponto, e também se tornando um dos pouquíssimos pilotos a vencer uma primeira temporada na Ferrari. Em 2008, ele igualou o recorde de voltas mais rápidas em uma temporada pela segunda vez. Depois de mais um ano no esporte, deixou a Fórmula 1 para dirigir um Citroën C4 WRC na equipe Citroën Junior Team no Campeonato Mundial de Rally de 2010. Juntamente com o Rally, Räikkönen colocou sua atenção na NASCAR e fez sua estreia pela equipe Kyle Busch Motorsports no Camping World Truck Series.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike