Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Khumarawayh
Abu Aljaixe Khumarawayh ibne Amade ibne Tulune (; - ) foi o filho do fundador da dinastia tulúnidaAmade ibne Tulune, e seu sucessor como governante autônomo do Egito e Síria após maio de 884 como um governador hereditário do Califado Abássida. No auge de seu poder, a autoridade de Khumarawayh expandiu-se à fronteira bizantina e da Mesopotâmia Superior à Núbia. Em 893, o acordo foi renovado com o novo califaAlmutadide , e selado com o casamento de sua filha Qatr al-Nada com o califa.

Domesticamente, seu reinado é marcado por um pródigo esbanjamento de fundos em exposições extravagantes de riqueza, construções de palácio e patrocínio de artistas e poetas. Em combinação com a necessidade de manter um exército profissional considerável e garantir sua lealdade através de ricos presentes, pelo fim de seu reinado o tesouro estava quase vazio. Khumarawayh foi assassinado por um servente do palácio em 896, e foi sucedido por seu filho Jaixe, que foi deposto após alguns meses em favor de outro filho, Harune. O Estado Tulúnida entrou um período de tumulto e fraqueza, que culminou em sua reconquista pelos abássidas em 904-905.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike