Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Irving Fisher
Irving Fisher ( — ) foi um economista nascido nos Estados Unidos e eugenista, e um dos primeiros economistas neoclássicos, apesar de seu último trabalho sobre deflação da dívida ser muitas vezes considerado como pertence da escola pós-keynesiana. Fisher foi talvez a primeira celebridade economista, mas sua reputação durante a vida foi irreparavalmente prejudicada por suas afirmações, um pouco antes da Quinta-Feira Negra, dizendo que o mercado de ações havia alcançado um "patamar permanentemente alto". Sua subsequente teoria da dívida-deflação como uma explicação para a Grande Depressão foi largamente ignorada em favor do trabalho de John Maynard Keynes. Sua reputação se recuperou na economia neoclássica, principalmente depois que sua obra foi popularizada no final da década de 1950 e, mais amplamente, devido a um crescente interesse na deflação da dívida na crise econômica de 2008-2011.

Fisher realizou importantes contribuições à teoria da utilidade e sua obra sobre a teoria quantitativa da moeda inaugurou a escola do pensamento econômico conhecida como "monetarismo". Milton Friedman chamou Fisher de "o maior economista que os Estados Unidos já produziram". Alguns conceitos homenageados a Fisher incluem a equação de Fisher, a hipótese de Fisher, o efeito internacional de Fisher e o teorema de separação de Fisher.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike