Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Invasão mongol da Ásia Central
A Invasão mongol de Khwarezmia durou entre 1219 a 1221. Marcou o início da conquista mongol dos estados islâmico e também expandiu as invasões mongóis, as quais culminaram na conquista de virtualmente todo o mundo conhecido exceto Europa OcidentalEscandináviaPenínsula Arábicanorte da África, parte do sudeste asiático e Japão.

Ironicamente, Genghis Khan não intencionava invadir o Império de Khwarezm. De início o Khan mongol originalmente enviou uma mensagem ao governante do Império de Khwarezm, Ala ad-Din Muhammad, congralutando-o como seu equivalente: "Você governa o sol nascente e eu o sol poente". A unificação original dos mongóis de todos os "povos em tendas de feltro" unindo as tribos nômades na Mongólia, e então turcomenos e outros povos nômades, começou com uma relação relativamente pacífica, e praticamente nenhuma perda material. Mesmo suas invasões da China, a este ponto, envolveu não mais derramento de sangue que outras invasões nômades, tais como as que os hunos promoveram antes, causaram.

Acredita-se a invasão e a total destruição e completa devastação do Império de Khwarezm que os mongóis ganharam a fama de serem ferozes sanguinários que os marcaria por todas as suas campanhas posteriores. Nesta guerra de pouco menos de dois anos, não apenas um poderoso Império foi destruído por completo. Genghis Khan introduziu ao mundo táticas que não seriam vistas até que os alemães as utilizaram na Segunda Guerra Mundial – ataques indiretos e completa e total destruição e aniquilação de populações inteiras como arma de guerra.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike