Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Império Afsharida
 
Império Afshárida
Os afsháridas foram os membros de uma dinastia iraniana de origem turcomana mais especificamente da tribo afshar, originária da província do Coração, que dominou a Pérsia durante o . Foi fundada em 1736 pelo comandante militar Nader Xá, que depôs o último governante do Império Safávida e se proclamou rei do Irã. Durante o reinado de Nader, o Irã atingiu sua maior extensão desde o Império Sassânida. Nader empreendeu uma guerra contra os afegãos e capturou Candaar, reduto dos afegãos de Ghilizai. Em 1738 invadiu a Índia, massacrou a maioria da população de Deli e em uma única campanha capturou imensa quantidade de riquezas, incluindo o legendário trono do pavão e o diamante do koh-i-Noor, considerado o maior do mundo e desde 1877 faz parte das jóias da Coroa Britânica. A pilhagem feita na Índia foi tão rica que Nader Xá cessou a cobrança de tributos no Irã durante três anos, após seu retorno. Fez de Mashad sua capital, governando despoticamente.

Após a sua morte, a maior parte do império foi dividida entre a Dinastia Zand e os durranis, e o domínio dos afsháridas ficou confinado a um pequeno Estado local, no Coração, até ser deposto por Mohammad Khan Qajar, em 1796.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike