Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Hades (reino)
Hades (do grego Aidòs), é a terra dos mortos da mitologia grega, governada pelo deus homônimo. Situado no mundo inferior, em baixo da superfície terrestre, é conhecido também como casa ou domínio de Hades (dómos Aidaoú) e é o lugar para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É governado por Hades, usa-se seu nome freqüentemente para designar seu mundo. Também considerado como o Zeus do Mundo Inferior, ou Zeus Subterrâneo ou Zeus Crônio, reina nos ínferos, nas sombras. Tem autoridade sobre seu território. Diz-se Di inferi, que está embaixo, inferior, deus dos ínferos – Hades e Di Superi , por oposição superior, o que está acima, um deus solar – Zeus (Brandão, 2004, v.I, p. 314) Em Teogonia do Aedo Hesiodo, com estudo e tradução de Jaa Torrano, na parte intitulada A Origem dos Deuses vê-se escrito " Sim bem primeiro nasceu o Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre, dos imortais que tem a cabeça do Olimpo nevado, e o Tartaro nevoento ao fundo do chão de amplas vias". Esta maneira de descrever o Tartaro como "nevoento ao fundo do chão se parece muito com a primeira descrição do Hades encontrada na Odisseia na parte que Odisseu encontra com o fantasma de Aquiles no canto XI, paginas 488-491.

Os deuses olímpicos saíram vitoriosos da batalha travada contra os Titãs (conhecida como Titanomaquia, a batalha em que Cronos liderou os Titãs e, Zeus, os deuses), e Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo; Zeus ficou com os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e a terra e Hades ficou com o mundo dos mortos e a terra (essa divisão geral do plano terrestre é que nos deixa à deriva da influência de todos os três).Do mundo inferior, os titãs pediram socorro à Érebo(deus das sombras),o que Zeus respondeu lançando Érebo para lá também, onde se tornou a noite eterna do Hades (Érebo pode ser também outra designação do mundo inferior). Hades participou da luta contra o pai e os Titãs, como descrito anteriormente, por dez anos.

“Os antigos, que do nosso hemisfério só tinham uma ideia assaz imperfeita, julgavam que uma noite eterna reinava em certas regiões jamais iluminadas pelo sol e haviam colocado ali a entrada principal dos infernos que se estendiam em seguida, nos reinos subterrâneos. Podia-se, aliás, descer a eles por várias aberturas dentro as quais as mais conhecidas se encontravam no cabo Tenaro, na Grécia, e perto do lago Averno, na Itália”. Posteriormente, o escritor romano Virgílio diz que sua entrada seria perto do Vesúvio, uma região vulcânica que sofre tremores e desprende um cheiro terrível vindo das profundezas. As almas mortas têm, primeiro, de passar por vários deuses maléficos e monstros. Independente de, por onde entrarem, os mortos poderiam sempre confiar em Hermes para indicar-lhes o caminho Hades tinha cinco irmãos: Zeus, Héstia, Demeter, Hera e Poseidon; seus pais eram Cronos e Réia. Era casado com Perséfone, que Hades raptou do mundo superior, para ter como rainha. Hades traiu Perséfone duas vezes , uma com a ninfa da Cócito e quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike