Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
HMS Ark Royal (91)
O HMS Ark Royal foi um porta-aviões da Marinha Real Britânica que serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Projetado em 1934 para se enquadrar nas restrições do Tratado Naval de Washington, o Ark Royal foi construído pela Cammell Laid em BirkenheadInglaterra, sendo finalizado em novembro de 1938. Seu desenho era diferente de porta-aviões anteriores. O navio foi o primeiro em que os hangares e o convés de voo eram parte integral do casco, ao invés de um adicional ou parte da superestrutura. Projetado para carregar um grande número de aeronaves, a embarcação tinha dois convéses de hangares. Ele serviu numa época de grande uso de poderio naval aéreo; muitas táticas foram desenvolvidas e aprimoradas pelo Ark Royal.

O Ark Royal serviu em um dos teatros navais mais agitados da Segunda Guerra Mundial. Ele esteve envolvido nas primeiras mortes aéreas e de u-boots da guerra, em operações na Noruega, na caçada ao Bismarck e nos comboios a Malta. O Ark Royal sobreviveu a vários ataques e ganhou a reputação de "navio de sorte". Os alemães erroneamente relataram seu afundamento em várias ocasiões.

Ele foi torpedeado pelo submarino alemão U-81 em 13 de novembro de 1941 e afundou no dia seguinte. Seu naufrágio foi o assunto de vários inquéritos; os investigadores queriam muito saber como o porta-aviões foi perdido, mesmo com os esforços para salvar a embarcação e rebocá-la para Gibraltar. Eles descobriram várias falhas de projeto que foram corrigidas em porta-aviões britânicos posteriores. Seus destroços foram encontrados em dezembro de 2002, aproximadamente a 56 km de Gibraltar.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike