Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Guerra de Sucessão Austríaca
A Guerra de Sucessão da Áustria (1740-1748) foi um conflito europeu causado pela Pragmática Sanção, segundo a qual o imperador Carlos VI legou o Sacro Império Romano à filha, Maria Teresa da Áustria. Do ponto de vista militar, destacaram-se as campanhas de Frederico II, o Grande e Maurício de Saxe. O fim definitivo da guerra foi selado pelo Tratado de Aquisgrão.

A guerra, desencadeada após a morte do imperador Carlos VI (1740), foi motivada pela ambição da Prússia, da Baviera e da EspanhaFrederico II apoderou-se da Silésia (1740-1741), ao mesmo tempo em que os franco-bávaros ocupavam a Boémia e a Alta Áustria. A Áustria, que garantira a aliança inglesa, cedeu a Silésia à Prússia (1742), concedendo, em seguida, a paz à Baviera, depois de a derrotar (1745). A França invadiu Flandres, garantindo o domínio dos Países Baixos pela vitória de Fontenoy, embora não tivesse conseguido conservar qualquer de suas conquistas no tratado de paz de Aquisgrão, que pôs fim ao conflito.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike