Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Governo polonês no exílio
O Governo polonês no exílio, formalmente conhecido como o Governo da República da Polónia no exílio (em polonês: Rzad Rzeczypospolitej Polskiej nd uchodzstwie), foi o governo da Polônia no exílio formado em sequência a Invasão da Polônia, em setembro de 1939, e as subsequentes ocupações da Polônia pela Alemanha nazista e União Soviética, que levaram ao fim da Segunda República Polaca fundada em 1918. Apesar da ocupação da Polônia por forças hostis, o governo no exílio exerceu considerável influência na Polónia através das estruturas do Estado Secreto Polaco e seu braço militar, a resistência Armia Krajowa.

Embora amplamente reconhecido e sem poder efetivo após o fim da Segunda Guerra Mundial, manteve-se na existência até o fim do regime comunista na Polônia, em 1990, em oposição à República Popular da Polónia, um estado satélite soviético, quando formalmente aprovada em sua responsabilidades para com o novo governo.

O governo no exílio foi baseado na França durante 1939 e 1940, primeiro em Paris e depois em Angers. A partir de 1940, após a queda da França, o governo mudou-se para Londres, e permaneceu no Reino Unido até sua dissolução em 1990.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike