Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Golpe de Estado na Iugoslávia em 1941
O Golpe de Estado de 27 de Março de 1941 foi um golpe militar praticamente sem derramamento de sangue por parte de oficiais do exército iugoslavo que derrubaram o regente Paulo Karadordevic e proclamaram a maioridade de Pedro II da Iugoslávia. Um novo governo foi formado com o General Dušan Simovic a frente, que após alguns dias teve que enfrentar a invasão da Iugoslávia pelas tropas das potências do Eixo, e exilar-se devido a rápida derrota militar .

O golpe militar ocorrido em 27 de março de 1941 em BelgradoReino da Iugoslávia, foi executado por um grupo de altos oficiais do exército iugoslavo liderados pelo Brigadeiro-General de Aviação Militar Borivoje Mirkovic. O golpe foi bem sucedido e eles conseguiram derrubar o governo regencial de três membros reais: Principe Paulo Karadjordjevic, Dr. Radenko Stankovic, Dr. Ivo Perovic, o primeiro-ministro Dragiša Cvetkovic e o vice-primeiro-ministro Vlatko Macekwho, tinham dois dias antes, assinado o Protocolo de Viena sobre o adesão do Reino da Iugoslávia ao Pacto Tripartite. Os conspiradores militares trouxeram ao poder o rei Pedro II Karadjordjevic e formaram o governo cujo líder encontrava-se um deles, o comandante da Força Aérea General Dušan Simovic, e para primeiro-ministro Slobodan Jovanovic. Os conspiradores militares foram estimulados para o golpe por parte de alguns partidos políticos anti-nazistas da oposição e as promessas militares do Reino Unido, que estava, então em guerra com a Alemanha nazista.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike