Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Geórgiy Malenkov
Geórgiy Maksimiliánovich Malenkov, em russo Гео́ргий Максимилиа́нович Маленко́в (Oremburgo8 de janeiro de 1902  — Moscou14 de janeiro de 1988) foi um político soviético e líder do Partido Comunista da URSS, além de colaborador próximo de Stálin. Ele tornou-se líder da URSS por um breve tempo, entre março e setembro de 1953, após a morte de Stalin, e foi premier da União Soviética de 1953 a 1955.

Malenkov nasceu em Orenburg, na Rússia imperial, numa família de oficiais militares. Entrou para o Exército Vermelho em 1919 e para o PCUS em abril de 1920. Durante sua carreira militar, trabalhou como comissário político. Após dar baixa do Exército Vermelho em 1921, Malenkov foi estudar na Escola Técnica Superior de Moscou. Formou-se em 1925 e, desde então, trabalhou para o Partido Comunista, onde se tornou um dos confidentes de Stalin. Junto com Lavrenti Béria, Malenkov ajudou Stalin durante os expurgos de 1936-1937. Mais tarde, tornou-se rival de Béria.

Malenkov foi indicado para o Politburo, mas só entrou para o órgão em 1946. Apesar de ter sido preterido por seus adversários Andrei Jdanov e Béria, ele logo voltou às graças com Stalin, especialmente após a derrocada de Jdanov. Em pouco tempo, Malenkov uniu forças com Béria e, juntos, fizeram com que aliados de Jdanov fossem expurgados e mandados para campos de trabalho forçado. Em 1952, Malenkov tornou-se membro do secretariado do PCUS. A morte de Stalin, no ano seguinte, alçou Malenkov brevemente ao posto mais alto da URSS e, com o apoio de Béria, ele chegou a ser Premier e primeiro-secretário do partido.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike