Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Garðaríki
Garðaríki (também transliterado como Gardarikki, Gardariki ou Gardarike) ou Garðaveldi é um termo do nórdico antigo utilizado durante a Idade Média para se referir aos estados do Rus' de Kiev. A forma abreviada, Garðar, também se refere à mesma região, bem como o termo Austr, que designava o "Oriente" de modo geral, além de seus diversos derivados: Austrvegr ("Caminho do Oriente"), Austrlönd ("Terras do Oriente") e Austrríki ("Reino do Oriente").

O significado da palavra Garðaríki costuma ser interpretado como "o reino das cidades", provavelmente referindo-se a uma série de fortes situados ao longo do rio Volkhov, começando com Lyubsha e Ladoga (ver Evolução da palavra Gord). Estes fortes tiveram que resistir ao Canato Cazar até o fim do século IX, e acabaram por desenvolver o primeiro Estado eslavo, conhecido como Rus' de Kiev.

Gardar tem a mesma raiz que o termo eslavo grad ou gord ("cidade"), e o inglês garden, "jardim". Garðr referia-se a uma muralha ou fortificação, e com o tempo passou a designar aquilo que estava envolto por eles (para a etimologia germânica deste último elemento, veja Reich).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike