Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Futebol da Argentina
O futebol na Argentina é o esporte mais popular: o que tem mais jogadores federados (540.000 em 2002, equivalente a 1,4% da população) e mais praticada pela população masculina em recreativa federados ou não, desde a infância, em que atinge quase todos, até os sessenta anos. Nove em cada dez pessoas disseram a ser adeptos de uma equipe de futebol. Na linguagem popular do país, também comumente utilizado expressões "fóbal, fúbol e fulbo" para designar o esporte.

Asociación del Fútbol Argentino (AFA) foi criado em 1893. É a oitava mais antiga do mundo. O torneio nacional de liga, jogado desde esse ano, é o terceiro mais antigo do mundo, atrás das ligas britânica e holandesa. A Argentina é um dos sete países que conquistou a Copa do Mundo, ganhando-a em duas ocasiões (1978 e 1986) e atingindo vice-campeonato em outras três (1930 , 1990) e 2014). Obteve também duas medalhas de ouro em olimpíadas (2004 e 2008) e duas de prata (1928 e 1996), catorze vezes a Copa América e seis vezes a Copa do Mundo Sub-20. Os clubes de futebol argentino são os que têm alcançado o maior número de vezes a Taça Intercontinental (9) e Libertadores da América (23). Somados os êxitos desportivos da representação nacional e os clubes, o futebol argentino é o mais laureado do mundo.

futebol feminino organiza campeonatos nacionais desde 1991. O selecionado argentino de futebol feminino obteve seu melhor resultado ao coroar-se campeão sul-americano em 2006.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike