Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Francisco I, Sacro Imperador Romano-Germânico
Francisco I (Francisco Estêvão de Lorena), (8 de Dezembro de 1708 - 18 de Agosto de 1765) foi um sacro imperador romano-germânico e grão-duque da Toscana, embora fosse a sua esposa quem executava os poderes reais associados a essas posições. Juntamente com a sua esposa, a imperatriz Maria Teresa, fundou a dinastia Habsburgo-Lorena. Entre 1728 e 1737 foi duque de Lorena. Em 1737, o ducado de Lorena passou a ser gerido pela França de acordo com os termos que resultaram da Guerra de Sucessão Polaca. Francisco e a Casa de Lorena receberam o grão-ducado da Toscana no tratado de paz que pôs termo à guerra. Depois de subir ao trono como sacro imperador romano-germânico, o ducado de Lorena passou, em nome, para as mãos do seu irmão mais novo, o príncipe Carlos Alexandre de Lorena que era também governante dos Países Baixos austríacos. Devido a uma série de alianças estratégicas, o ducado acabaria por ser anexado pela França em 1766.

Embora, nominalmente, ocupasse uma posição superior à sua esposa, Maria Teresa, arquiduquesa da Áustria e rainha da Hungria e da Boémia, Francisco que, apesar de competente, era mais calmo, foi sempre ofuscado pela personalidade forte da sua esposa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike