Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Força de Lorentz
A Força de Lorentz resulta da superposição da força elétrica proveniente de um campo elétrico  com a força magnética devida a um campo magnético , atuando sobre uma partícula carregada eletricamente se movendo no espaço. Tal força é dada pela formula:
.
Evidentemente, para que a superposição ocorra é necessário que a partícula possua uma carga elétrica líquida não nula () e esteja em movimento em uma região do espaço que possua campo magnético. Analisando apenas as forças de caráter elétrico, se , a partícula estará somente sob influência da força elétrica ().

A contribuição a devido à força elétrica é paralela ao campo elétrico , resultando em aceleração da partícula carregada na mesma direção e sentido do campo (uma partícula carregada negativamente sofrerá aceleração no sentido contrário ao campo). A contribuição referente à força magnética () é sempre perpendicular ao campo e à velocidade , simultaneamente, conforme dita a regra do produto vetorial.

Vale a pena notar que a força magnética não realiza trabalho, uma vez que é perpendicular ao deslocamento (ou seja, não existe componente de na direção de . A força magnética altera a direção da velocidade sem alterar o seu módulo. Porém, como a força de Lorentz possui uma componente devida ao campo elétrico, essa, sim, pode realizar trabalho.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike