Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eugênio de Savóia
 
Eugénio de Saboia
Eugénio de Saboia ou Eugênio de Savoia (François-Eugène, Príncipe de Saboia; Hôtel de Soissons, Paris16 de Outubro de 1663 - Stadtpalais, Viena21 de Abril de 1736) foi um Príncipe da Casa de Saboia, que nasceu no seio do ramo dos Condes de Soissons, que viviam na corte de Paris. Era filho de Eugénio Maurício de Saboia, conde de Soissons, e de Olímpia Mancini, uma das sobrinhas do Cardeal Mazarino. Cresceu na corte de Luís XIV de França, que devido ao porte débil do Príncipe, se recusou a conceder-lhe autorização para iniciar a carreira militar que este tanto almejava. Inconformado, o Príncipe Eugénio abandona Paris em 1683 (já quase com 20 anos) e muda-se para a Áustria, onde coloca a sua lealdade ao serviço dos Habsburgo.

Durante a mais de 52 anos, serviu o Sacro Império sob a égide de três Imperadores: Leopoldo IJosé I e Carlos VI. As suas primeiras comissões de serviço militar foram na Guerra da Santa Liga iniciada em 1683 contra os Otomanos. Distinguiu-se na batalha de Mohács (1687) e nos teatros da Guerra dos Nove Anos, conseguindo ir subindo na hierarquia militar austríaca. É nomeado Marechal (Feldmarschall) em 1693. Consegue a sua primeira comissão como comandante supremo de um exército em 1697, campanha em que inflige uma pesada derrota aos Otomanos na Batalha de Zenta. A vitória é comentada por toda a Europa e lança-o para a fama.

A posição de grande comandante militar de Eugénio de Saboia foi consolidada pelos seus feitos na Guerra de Sucessão Espanhola. Em Itália salvou Turim (1706) da capitulação face ao exército do Duque d'Orleães, salvando o último reduto do seu primo, o Duque de Saboia. Na Alemanha, ao lado de Marlborough, contribuiu decisivamente para os sucessos de Blenheim, Oudenaarde e Malplaquet. Voltou ainda a brilhar no palco oriental vencendo os Turcos em Petrovaradin (1716) e Belgrado (1717). Os triunfos militares possibilitaram-lhe a ascensão na Corte Imperial, onde pode demonstrar as suas qualidades de diplomata no Tratado de Rastadt (1714) e no equilíbrio precário que a Europa viveu entre Habsburgos e Bourbons durante as décadas seguintes. Ainda comandaria algumas campanhas militares contra os turcos no curso da Guerra da Sucessão Polaca (1633-1638), mas sem o brilho de outrora.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike