Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ellen G. White
Ellen Gold White (Gorham, 26 de novembro de 1827 — Santa Helena16 de julho de 1915) foi uma escritora cristã americana, tida como profetisa pela organizacão religiosa que fundou eque mais tarde veio a se tornar a Igreja Adventista do Sétimo Dia . Os adventistas consideram Ellen G. White uma profetisa contemporânea, embora ela mesma nunca tenha reivindicado para si esse título. Os adventistas acreditam que Ellen White teve o "Dom de Profecia" - pois segundo eles, podem prová-lo. , como descritos em Apocalipse 12:17 e 19:10. A base dessa crença, de acordo com a interpretacões do adventismo, está no fato do Novo Testamento apontar que nos últimos dias os cristãos teriam novamente o "dom de profecia" para orientar a igreja.

Os escritos de Ellen White são restauracionistas e se esforçam para mostrar a mão de Deus guiando os cristãos ao longo da história. Nos seus livros, evidencia a existência de um conflito cósmico sendo travado na terra entre o bem (Deus) e o mal (Satanás). Esse conflito é conhecido como “o grande conflito” e foi fundamental para o desenvolvimento da teologia adventista. Ellen White, que também é conhecida como irmã White pelos adventistas, foi uma das líderes que fundaram o movimento adventista do sétimo dia, ao lado do seu marido, Tiago White e de um amigo do casal: Joseph Bates.

A irmã White foi uma figura controversa em seu tempo, gerando ainda hoje muitas discussões, especialmente entre outros grupos cristãos, assim como de pessoas de outras religiões. Ellen afirmou ter recebido uma visão logo após o Grande Desapontamento Milerita. Num contexto onde muitas outras pessoas alegavam também ter recebidos visões, ela era conhecida por sua convicção e fervorosa fé. Randall Balmer, a descreveu como "uma das figuras mais vibrantes e fascinantes da história da religião americana." Já Walter Martin afirmou que ela era "uma das personagens mais fascinantes e controversas do seu tempo a aparecer no horizonte da história religiosa." Ellen White é a autora feminina mais traduzida de não-ficção na história da literatura norte-americana, bem como o mais traduzido autor de não-ficção americana de ambos os sexos. Seus escritos tratam de teologiaevangelização, vida cristã, educação e saúde (ela foi uma defensora do vegetarianismo). Ellen também promoveu a criação de escolas e sanatórios.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike