Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1968
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1968 foi a quadragésima-sexta eleição presidencial do país. A eleição foi uma experiência dolorosa nacional, realizada em um cenário que incluía o assassinato do líder dos direitos civis Martin Luther King, Jr. e distúrbios raciais posteriores em todo o país, o assassinato do candidato presidencial Robert F. Kennedy, manifestações populares contra a Guerra do Vietnã em universidades americanas, e confrontos violentos entre a polícia e manifestantes anti-guerra na Convenção Nacional Democrata de 1968.

Em 5 de novembro de 1968, o candidato republicano, o ex-vice-presidente Richard Nixon ganhou a eleição sobre o candidato democrata, o vice-presidente Hubert Humphrey. Nixon concorreu em uma campanha que prometia restaurar a lei e a ordem nas cidades do país, assolado por motins e crimes. A eleição de 1968 determinou uma mudança que permanentemente interrompeu a Coalizão do New Deal, no qual o Partido Democrata tinha dominado a política presidencial de 1932 até 1960, interrompido apenas em 1952 e em 1956 com a presidência nas mãos do republicano Dwight D. Eisenhower.

A eleição contou com um esforço de um terceiro forte partido do ex-governador do Alabama George Wallace. Isso porque a campanha de Wallace contra a intervenção federal no sul do país para acabar com a segregação racial nas escolas, ele provou ser um candidato formidável no Sul; nenhum candidato de terceiro partido ganhou votos no Colégio Eleitoral em um estado inteiro desde essa eleição.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike