Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1920
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1920 foi a trigésima-quarta eleição presidencial do país. Foi realizada em 2 de Novembro de 1920. Foi dominado pelos efeitos da Primeira Guerra Mundial e uma resposta hostil a certas políticas públicas de Woodrow Wilson, o presidente democrata. O boom econômico durante a guerra havia desmoronado. Os políticos estavam discutindo sobre tratados de paz e a questão da entrada dos Estados Unidos na Liga das Nações. No exterior, houve guerras e revoluções. Em casa, 1919 foi marcado por grandes greves nas indústrias de frigoríficos e aço, e revoltas em larga escala corridas em Chicago e outras cidades. Ataques terroristas em Wall Street produziram temores de radicais e terroristas. As comunidades católicas irlandesas e alemã ficaram indignados com a política externa de Wilson, e sua posição política foi criticamente enfraquecida depois que ele sofreu um grave acidente vascular cerebral em 1919, que o deixou incapaz de falar em seu próprio nome.

O ex-presidente Theodore Roosevelt havia sido o favorito para a nomeação republicana, mas sua saúde entrou em colapso em 1918. Ele morreu em janeiro de 1919, não deixando nenhum herdeiro óbvio para o seu legado progressivo. Os dois maiores partidos se viraram para Ohio. Os democratas indicaram o editor de jornal e Governador James M. Cox; por sua vez, os republicanos escolheram o senador Warren G. Harding, um outro editor de jornal de Ohio. Para ajudar a sua campanha, Cox optou pelo futuro presidente Franklin D. Roosevelt (um primo distante de Theodore) como seu companheiro de chapa. Harding praticamente ignorou Cox e essencialmente fez campanha contra Wilson, chamando para um retorno à "normalidade".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike