Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1888
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1888 foi a vigésima-sexta eleição presidencial do país. Grover Cleveland, o presidente em exercício e um democrata, tentou garantir um segundo mandato contra o candidato republicano Benjamin Harrison, um ex-senador por Indiana. A economia era próspera e a nação estava em paz, mas Cleveland perdeu a reeleição no Colégio Eleitoral, mesmo tendo ganhado uma pluralidade do voto popular por uma margem estreita.

Política tarifária foi o assunto principal na eleição. Harrison tomou o lado de indústriais e operários que queriam manter altas tarifas, enquanto que Cleveland vigorosamente denunciou altas tarifas abusivas para os consumidores. Sua oposição à Guerra Civil e a inflação também fez inimigos entre os veteranos e os agricultores. Por outro lado, ele segurava uma mão forte no Sul e estados de fronteira, e apelou aos republicanos Mugwumps (independentes). Cleveland ganhou mais votos populares do que Harrison só porque os democratas no Sul negaram muitos homens negros ao direito de voto. Harrison varreu quase todo o Norte e Centro-Oeste (perdendo apenas Connecticut e Nova Jersey), mas levou os estados decisivos de Nova Iorque e Indiana para obter uma maioria dos votos eleitorais. Este foi o terceiro das quatro eleições nos Estados Unidos em que o vencedor não vêm em primeiro na votação popular. A primeira foi a eleição de 1824; o segundo ocorreu 12 anos antes de 1888, em 1876; e o quarto ocorreria 112 anos depois, no ano de 2000.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike