Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Duque de Gandía
Duque de Gandía é um título hereditário espanhol cuja origem é o "Senhorio de Gandía", fundado em 1323 por Jaime II de Aragão e foi criado em 1399 como "duque de Gandía" por Martinho de Aragão e concedido a Afonso de Aragão e Foix. Como ele morreu sem descendentes, o título passou da Casa de Aragão para a Casa de Trastámara.

O título foi recriado em 1483 por Fernando II de Aragão como um favor ao cardeal Rodrigo Bórgia para seu filho Pedro Luís (Pier Luigi de Borgia). O ducado passou depois para o meio-irmão de Pedro Luís, Juan Borgia. Ele foi assassinado e seu jovem filho tornou-se o terceiro duque. O quarto era o religioso São Francisco Bórgia, que se tornou jesuíta após a morte de sua esposa, com quem ele tinha uma grande família, aceitou assumir como quinto duque. O filho mais jovem do sexto do duque, Gaspar de Borja y Velasco, foi bispo, diplomata e cardeal.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike