Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ditadura dos coronéis
A Junta militar grega de 1967-1974, alternativamente ditadura dos coronéis (em grego: Δικτατορία των Συνταγματαρχών) ou junta dos coronéis (em grego, Χούντα των Συνταγματαρχών) ou ainda regime dos coronéis (em grego, καθεστώς των Συνταγματαρχών, translit., "kathestos ton Syntagmatarhon") refere-se ao período compreendido entre 1967 e 1974, quando a Grécia foi submetida a uma ditadura militar de direita. Nesse período, o poder foi exercido por juntas militares, que se sucederam no exercício do poder.

O governo militar grego começou na manhã de 21 de Abril de 1967, com um golpe de Estado liderado por um grupo de coronéis do exército grego. O poder passou a ser exercido por uma junta de oficiais, chefiada por Georgios Papadopoulos. O rei Constantino II, que ascendera ao trono em 1964, foi obrigado a fugir do país em 13 de dezembro de 1967, após uma fracassada tentativa de contra-golpe, embora tivesse permanecido como chefe de estado de jure até 1º de junho de 1973, quando a junta aboliu a monarquia e proclamou a república.

O regime dos coronéis terminou em Julho de 1974. Em 8 de dezembro do mesmo ano, sendo instituída a Terceira República Helênica.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike