Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Discografia de Snoop Dogg
A discografia do rapper estadunidense Snoop Dogg consiste em treze álbuns de estúdio, quinze compilações, quatro trilhas sonoras, três álbuns de grandes êxitos, um extended play, vinte quatro mixtapes, quatorze singles promocionais e cento e vinte e sete singles, já tendo lançado musica com astistas como Dr. DreTupac ShakurIce CubeNate DoggWarren GTha Dogg PoundEminem50 Cent entre outros. O rapper ja foi membro dos grupos 213Tha Eastsidaz e DPGC. Snoop esta entre os artista de Hip Hop que mais venderam na historia, com mais de 30 milhões de álbuns vendidos. Em 1992 Snoop assinou contrato com a Death Row Records para o lançamento de seu álbum de estreia Doggystyle. Lançado em 1993, o álbum foi um sucesso absoluto em sua semana de estreia, vendendo incríveis 802858 unidades, alcançando o recorde de vendas para um artista estreante, e também o álbum de Hip Hop com maior vendagem na primeira semana, perdendo o posto sete anos depois para The Marshall Mathers LP, do rapper Eminem. Alem dos recordes de vendas o disco estreou na primeira posição na Billboard 200, na qual permaneceu na liderança por três semanas não consecutivas, e por cinco semanas na Billboard R&B/Hip-Hop Albums. Doggystyle foi incluído na lista da revista The Source como um dos 100 Melhores Álbuns Rap, bem como na lista da Rolling Stone dos Álbuns Essenciais da década de 1990. O site About.com incluiu o disco na décima-nona posição na lista dos melhores álbuns de hip hop/rap de todos os tempos. Em maio de 1994 a Recording Industry Association of America certificou o álbum como quadrupla platina, sendo o álbum de Snoop mais vendido no país até à data. Do LP foram extraídos três singles "What's My Name", "Gin and Juice" e "Doggy Dogg World", os dois primeiros top dez na Billboard Hot 100, lideres da Rap Songs e certificados Ouro pela RIAA. O álbum já vendeu mais de 8 milhões de copias em todo o mundo.

Em 1994 quando ainda era membro da Death Row Snoop Dogg lançou o curta-metragem Murder Was the Case, que teve a banda sonoro homônima ao filme, o LP vendeu 329,000 copias na primeira semana, assim como seu álbum anterior liderou as paradas de álbuns da Billboard, na semana seguinte permaneceu no topo da parada com 197,000 copias vendidas, sendo certificado ouro com apenas duas semanas. O disco vendeu mais de dois milhões de copias, sendo então certificado duas vezes platina pela Recording Industry Association of America.

Snoop lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Tha Doggfather, em 1996, sendo seu primeiro disco a não ter a produção de Dr. Dre. O álbum estreou no topo das paradas de álbuns da Billboard com 479,000 exemplares vendidos na primeira semana. Assim como a trilha sonoro anterior o disco foi certificado platina dupla no Estados Unidos. Diferentemente dos seus álbuns anteriores, seu segundo álbum de estúdio abrangeu mais o mercado europeu, tendo como single de maior repercussão a faixa "Snoop's Upside Ya Head". Tha Doggfather foi o último álbum do rapper como artista da Death Row Records. O Disco vendeu mais de 4 milhões de copias em todo o mundo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike