Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Diocese de Macau
A Diocese de Macau (em latim: Dioecesis Macaonensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Macau, na República Popular da China. Foi erecta pelo Papa Gregório XIII através da bula "Super Specula Militantis Ecclesiae", a 23 de Janeiro de 1576, seguindo o rito romano. Inicialmente com jurisdição eclesiástica sobre a China, o Japão e as ilhas adjacentes, actualmente a diocese abrange somente o território da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que está dividido em seis paróquias, duas quase-paróquias e uma missão independente. A sua criação em 1576 confirmou o papel que a então colónia portuguesa de Macau desempenhava como centro de formação e de partida de missionários católicos, nomeadamente jesuítas, para os diferentes países da Ásia, principalmente para a China e o Japão. Anteriormente vinculada ao Padroado português e da Arquidiocese de Goa, a diocese está hoje na dependência imediata da Santa Sé, querendo isto dizer que é independente da hierarquia católica chinesa e da Associação Patriótica Católica Chinesa. Desde 2016, o bispo de Macau é o prelado chinês D. Stephen Lee Bun-sang.

Em 2004, a Diocese de Macau contava aproximadamente com 18 mil a 27,5 mil católicos. Em 2008, o número de católicos subiu para cerca de 28,7 mil e, em 2014, para cerca de 30,1 mil (cerca de 4,7% da população total). A população católica de Macau é bastante multicultural, sendo constituída pelas comunidades chinesa (chineses de Macau, chineses provenientes da China Continental, etc.), lusófona (portugueses europeus, luso-descendentes de Macau ou macaenses, angolanos, timorenses, etc.) e anglófona (maioritariamente filipinos). Logo, as celebrações litúrgicas são normalmente celebradas em chinês, português e/ou inglês. Em 2014, a diocese foi apoiada por 18 padres diocesanos e 11 padres especiais vindos do exterior (ao todo, são 29 padres seculares), 64 padres regulares e 30 religiosos, 199 religiosas e 186 missionárias voluntárias. Em 2016, existiam em Macau dez comunidades religiosas masculinas e vinte e duas comunidades religiosas femininas.

Apoiada pelas comunidades religiosas presentes em Macau, a diocese possui uma vasta rede de serviços de assistência social e de educação, constituída em 2014 por 23 instituições de serviço social, onde se incluem sete creches; seis sanatórios para idosos; quatro centros de reabilitação para deficientes físicos e mentais; seis lares para crianças de famílias monoparentais e/ou problemáticas; e 31 estabelecimentos de ensino (incluindo a Universidade de São José), com cerca de 28,3 mil alunos. Devido à falta de vocações sacerdotais, o seu único seminário, o Seminário de S. José, está actualmente encerrado, sendo o facto apontado como um dos sinais de uma possível crise e declínio da diocese.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike