Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Depleção do ozônio
Depleção do ozônio refere-se ao lento e constante declínio de aproximadamente 4 porcento por década no volume total de ozônio na estratosfera da Terra (a camada de ozônio) desde o final da década de 1970, e um muito maior, mas sazonal, declínio na camada estratosférica de ozônio sobre as regiões polares da Terra durante o mesmo período. Este segundo fenômeno é comumente referido como o buraco da camada de ozônio. Além deste conhecida destruição do ozônio estratosférico, há também eventos de esgotamento do ozônio troposférico, que ocorrem perto da superfície em regiões polares durante a primavera.

O mecanismo detalhado pelo qual formam-se os buracos na camada de ozônio polares é diferente daquela para a depleção das latitudes médias, mas o processo mais importante em ambas as tendências é a destruição catalítica do ozônio pelo cloro e bromo atômicos. A principal fonte desses átomos de halogênio na estratosfera é a fotodissociação de compostos clorofluorocarbonos (CFC), comumente chamado freons, e de compostos bromofluorocarbonos conhecidos como halons. Estes compostos são transportados para a estratosfera depois de serem emitidos na superfície. Ambos os mecanismos de depleção do ozônio são reforçados com emissões de CFCs e halons aumentando.

CFCs e outras substâncias contribuidoras são comumente referidas como substâncias depletoras de ozônio (ODS). Desde que a camada de ozônio previne os mais nocivos comprimentos de onda UVB (270–315 nm) da luz ulravioleta (luz UV) de passar através da atmosfera da Terra, observando-se e projetando-se declínios crescentes no ozônio têm gerado preocupação mundial que conduz à adoção do Protocolo de Montreal que proíbe a produção de CFCs e halons, bem como produtos químicos que depletam ozônio como tetracloreto de carbono e tricloroetano. Suspeita-se que uma variedade de efeitos biológicos, tais como o aumento da câncer de pelecataratas, danos às plantas, e redução da população de plâncton no oceano na zona fótica podem resultar da maior exposição a UV que aumentou devido à depleção do ozônio.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike