Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Daydream (álbum de Mariah Carey)
Daydream é o quinto álbum de estúdio gravado pela cantora e compositora norte-americana Mariah Carey, lançado nos Estados Unidos a 3 de Outubro de 1995 pela editora discográfica Columbia Records como o acompanhamento aos sucessos internacionais Music Box (1993) e Merry Christmas (1994), embora seja ligeiramente diferente dos seus antecessores, tendo em conta que a sua sonoridade inclina-se cada vez mais para os géneros rhythm and blues (R&B) e hip hop e possui menos influências puras de música pop. Ao longo do projecto, Carey colaborou com Walter Afanasieff, com quem compôs e produziu a maior parte dos seus dois álbuns anteriores. Com Daydream, a artista assumiu maior controlo sobre a sua direcção musical, bem como sobre a composição do álbum. A cantora afirmou que considera o álbum como o início da sua transformação musical e vocal, mudança esta que tornou-se ainda mais evidente no seu lançamento posterior, Butterfly (1997). Durante a produção do disco, Carey passou por inúmeras divergências criativas com a sua editora, bem como com o seu marido, Tommy Mottola.

Durante todo o processo criativo, a intérprete colaborou com Jermaine Dupri pela primeira vez, e co-escreveu e produziu uma música com Kenneth "Babyface" Edmonds, com quem já havia colaborado em Music Box. Foi também a primeira vez que ela trabalhou com o grupo de R&B Boyz II Men. Juntos, eles escreveram o conceito e letra de "One Sweet Day", uma canção que Carey co-produziu com Afanasieff. Com a sua assistência e a adição de alguns produtores contemporâneos, ela conseguiu fazer uma transição "subtil" para o mercado de música urbana. Na 38ª cerimónia anual dos Grammy Awards, na qual Carey interpretou ao vivo algumas canções do álbum, Daydream foi nomeado para seis categorias. Devido ao seu sucesso crítico e comercial, os críticos acreditavam que a cantora seria uma dos grandes vencedores da noite. No entanto, tanto para o seu espanto como do público em geral, não venceu nenhum prémio para os quais foi nomeada na cerimónia, fazendo com que o assunto se tornasse muito público e controverso.

Seis singles foram lançados do álbum. O primeiro, "Fantasy", permaneceu no topo da tabela musical Billboard Hot 100 durante oito semanas, e foi o segundo single mais vendido de 1995 nos EUA. A canção liderou ainda as tabelas musicais da AustráliaCanadá e Nova Zelândia, e tornou-se um êxito em países como a Finlândia, a França e o Reino Unido, onde posicionou-se dentro das cinco melhores posições. "One Sweet Day", o segundo single, estreou no primeiro posto da Hot 100, tendo permanecido no mesmo por 16 semanas consecutivas, estabelecendo assim o recorde do single com o maior tempo de permanência no número um daquela tabela, um feito que é mantido até aos dias de hoje. Ele também liderou as tabelas de mercados como o Canadá e a Nova Zelândia, e posicionou-se entre as cinco melhores posições na Austrália, França, Irlanda e Países Baixos. Conjuntamente, todos os singles de Daydream ocuparam a primeira colocação da Hot 100 por um total de seis meses e duas semanas. A fim de promover Daydream, Carey embarcou na curta, porém, bem-sucedida Daydream World Tour, visitando apenas o Japão e a Europa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike