Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Crimeia
A República Autônoma da Crimeia (, transl. Avtonomna Respublika Krym; , transl. Avtonomnaya Respublika Krym; , em cirílico Къырым Мухтар Джумхуриети) (como é conhecida a entidade política dentro da Ucrânia) ou República da Crimeia (como é conhecida enquanto sujeito federal da Federação Russa) é uma república autônoma situada na península da Crimeia, na costa norte do Mar Negro, e anexada em 2014 pela Federação Russa, embora essa anexação não seja reconhecida pela maioria dos Estados-membros da ONU. Para esses países, ela continua a fazer parte da Ucrânia, embora seja controlada, de fato, pela Federação Russa, que anexou a República e a cidade de Sebastopol como entidades separadas, depois de um referendo no qual a maioria da população dessas duas regiões decidiu-se pela união com a mesma, e após uma declaração de independência unilateral do Parlamento da Crimeia. A república abrange, portanto, praticamente toda a península, com exceção da cidade de Sebastopol.

Devido à instabilidade política recente na região e à ocupação por tropas militares russas, a soberania nacional sobre a península está sendo motivo de disputas entre a Rússia e a Ucrânia desde março de 2014. Em 11 de março de 2014, o parlamento da República Autônoma da Crimeia adotou uma declaração de independência, visando separar-se da Ucrânia antes de realizar um referendo. Em 16 de março de 2014 uma maioria contundente de eleitores votou a favor da independência da Crimeia da Ucrânia, e a favor de sua integração à Rússia. Após o referendo, os legisladores da Crimeia votaram formalmente tanto pela separação da Ucrânia como o pedido para fazer parte da Federação Russa. A legitimidade e a legalidade da votação foi rejeitada pelo governo da Ucrânia e pela maioria da comunidade internacional, com poucas exceções. Em 18 de março de 2014, o presidente da Rússia, o primeiro-ministro da Crimeia e o prefeito de Sebastopol assinaram em conjunto um acordo para que a Crimeia e Sebastopol passassem a fazer parte, oficialmente, da Federação Russa.

Desde cerca de 700 a.C., a península foi dominada por diferentes reinos, impérios e etnias, tendo sido total ou parcialmente controlada por cimériosantigos búlgarosgregoscitasromanosgodoshunoscazaresrus' kievanos (os precursores dos Estados modernos da BielorrússiaUcrânia e Rússia,) os bizantinosvenezianosgenoveseskiptchaks, a Horda Douradaturcos otomanos, o Império Russo, a União Soviética, a Alemanha nazista, a Ucrânia e agora, possivelmente, a Federação Russa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike