Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Condestável
Etimologicamente, Condestável parece advir de condestabre, que por sua vez deriva de um cargo palatino do Império Romano, comes stabuli, que correspondia ao que depois se chamou estribeiro-mor, o superintendente nas cavalariças, mas que se tornara um importante cargo militar. Pertencia-lhe o comando da vanguarda do exército se não estivesse algum senhor de maior categoria, porque a hoste era constituída por soldados dos grandes senhores, e o condestável era sobretudo um técnico, que podia não ser de grande importância social.

Em Portugal o título de Condestável do Reino ou Condestável de Portugal foi criado pelo rei Fernando I em 1382, para assumir as funções militares do antigo cargo de Alferes-mor, constituindo a segunda personagem da hierarquia militar nacional, depois do Rei de Portugal. Tendo como responsabilidades comandar uma campanha militar na ausência do rei e manter a disciplina do exército, suas funções aproximavam-se das que modernamente tem o chefe do estado-maior e das dos mestres-de-campo-generais dos séculos XVI e XVII.

D. João I concedeu o título de condestável a Nuno Álvares Pereira mantendo-se a partir daí em fidalgos da primeira nobreza, alguns de sangue real. A partir do reinado de D. João IV (1640 a 1656), o título deixou de ter conotações militares ou administrativas, para ser exclusivamente honorífico. Com este significado, por exemplo, foi concedido à família dos duques de Cadaval, até 1834. Os fidalgos que possuíam o título de condestável assistiam o acto de aclamação real empunhando o estoque, o que representa uma reminiscência da obrigação que competia ao alferes-mor de manter os desafios em nome do rei.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike