Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Curia Hostilia
 
Curia hostilia
 
Cúria Hostília
A Cúria Hostília foi a primeira sede do senado romano (curia), no período histórico da República Romana. Acredita-se que teria sido construída originalmente como um templo etrusco sobre o local onde as diversas facções tribais depuseram suas armas, durante o reinado de Rômulo (r. circa 771–717 a.C.), lendário fundador de Roma. Durante o início do Reino de Roma, o templo era destinado aos senadores que atuavam como conselho do rei. Túlio Hostílio  teria sido o responsável por substituir a estrutura original, depois que um incêndio destruiu o templo. O edifício pode ter tido uma importância história, funcionando como local de um mundusaltar etrusco. O Lápis Níger, uma série de grandes lajes negras de mármore, era colocado sobre o altar, conhecido como Vulcanal, onde existia uma série de monumentos, no lado oposto à Rostra. Foi demolido em 80 a.C. por Lúcio Cornélio Sula durante as renovações do Comício e as ampliações da Cúria.

Quando o cônsul Corvino Messala voltou de sua campanha na Sicília no segundo ano da Primeira Guerra Púnica (263 a.C.), ele mandou pintar um afresco na Cúria Hostília retratando a batalha de Imera, uma obra considerada por Plínio, o Velho, como uma das principais incentivadores da arte pictórica romana.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike