Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Budismo de Nitiren
Nichiren nasceu em 16 de fevereiro de 1222. Chama-se budismo de Nichiren ao conjunto de escolas budistas que seguem o ensinamento de Nichiren, monge que viveu no Japão no século XIII. Entre outros pontos em comum, essas linhagens afirmam que o Sutra do Lótus torna os demais sutras budistas verdades parciais: os ensinamentos anteriores teriam sido proferidos por Sidarta Gautama em caráter provisório, de acordo com a capacidade dos ouvintes, enquanto que, no Sutra do Lótus, Buda profere seus ensinos a partir de um ponto absoluto, definitivo. O que estaria expresso na passagem do Sutra do Lótus: "Dentre os sutras, este é o rei soberano".

Outro tópico essencial do budismo de Nichiren é a utilização de um único mantra, Nam-myo-ho-ren-gue-kyo, que, em uma tradução simples, significa "Devoto-me à lei mística do Sutra da lei maravilhosa da flor do Lótus", mas cujas sílabas desdobram-se em outros significados. De acordo com as escolas, O daimoku (como é chamado o mantra) encerraria, em si, a lei do universo e despertaria a natureza de Buda em quem recitasse. Portanto, outro pilar da fé nos ensinamentos de Nichiren seria o poder de atingir o estado de Buda na existência atual e, através da disseminação dos ensinos (Shakubuku), buscar a paz mundial (kosen-rufu).

Dentre as práticas dessa tradição budista, encontram-se a recitação do mantra Nam-myo-ho-ren-gue-kyo, uma mandala tradicional chamada Gohonzon e a realização de duas cerimônias de oração diárias, denominadas Gongyô, em que são recitados trechos do Sutra do Lótus na sua versão em japonês.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike