Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Batalha de Gerônio
A batalha de Gerônio ocorreu durante a Segunda Guerra Púnica entre Cartago e a República Romana em 217 a.C. O exército de Aníbal Barca, após vencer na batalha do Campo Falerno, marchou para norte e depois para leste para a Apúlia, através do Sâmnio. Contudo, era seguido de perto e muito cautelosamente pelo ditador Quinto Fábio Máximo, que seguia o que mais tarde receberia o nome de estratégia fabiana.

Esta tática militar estava-se voltando impopular em Roma, e Fábio viu-se obrigado a voltar para Roma a fim de defender as suas ações, sob a desculpa da observância de algumas obrigações religiosas. Enquanto isso, Marco Minúcio Rufo, o seu mestre da cavalaria (magister equitum), ficou com o comando, e foi capaz de surpreender aos cartagineses perto do seu acampamento de Gerônio e infringir duras perdas numa importante escaramuça. Esta vitória fez com que os romanos, descontentes com Fábio, elevassem Minúcio a uma posição igual a o do ditador: Minúcio tomou o comando da metade do exército e acampou num acampamento separado do de Fábio, perto de Gerônio. Aníbal, informado destes fatos, criou uma elaborada armadilha que atraiu Minúcio e o seu exército para depois atacá-lo desde todos os flancos.

A chegada de Fábio com a outra metade do exército permitiu Minúcio escapar após receber duras perdas. Após a batalha, Minúcio retornou o comando do seu exército a Fábio e retomou os seus deveres como mestre da cavalaria.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike