Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Batalha de Brunanburh
A batalha de Brunanburh foi um confronto em 937 entre o exército de Wessex, dirigido pelo rei Athelstan e pelo seu irmão Edmundo, contra uma coligação formada por Olaf III Guthfrithson, monarca hiberno-nórdico (nórdico-gaélico) do reino viking de Dublin, Constantino II da Escócia e Owen I de Strathclyde. O confronto culminou numa decisiva vitória anglo-saxónica.

Em algumas fontes menciona-se também a participação de mercenários irlandesesgaleses e córnicos. A presença de galeses na batalha é refutada pela maioria dos historiadores pois só se menciona na Saga de Egil Skallagrimson, pese a existência de uma aliança dos hiberno-nórdicos do reino de Dublin e galeses, chamada «Kymry a gwyr Dulyn» (ou os galeses e os homens de Dublin).

A data precisa da batalha tem suscitado controvérsia. Sharon Turner considera que teve lugar em 934, embora mencione o facto de que um dos manuscritos da Crónica Anglo-saxónica dá como data 937. Por seu lado, Worsaae no seu Danes and Norwegians in England indica 937, tal como o Dr. Freeman no seu Old English History. Finalmente, a Crónica de Ethelweard propõe 939.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike