Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Bassarabe I da Valáquia
Bassarabe I, O Fundador (, também cognominado O Grande (cel Mare)) (Antes de 1310-1352) foi o fundador do Principado da Valáquia como Estado independente, governando a partir de 1310 até à sua morte, em 1352. O aparecimento deste principado está ligada à guerra que acontecia, naquele momento, entre o Reino da Hungria e os Estados Ortodoxos a norte dos Bálcãs. Em c. 1324, Bassarabe tornou-se vassalo do rei Carlos I da Hungria , mas foi mais tarde considerado ‘infiel’, com o pretexto de se ter apropriado de territórios da Coroa Húngara.

Bassarabe deu a sua filha Teodora em casamento a João Alexandre, um sobrinho do Czar Miguel III Asen Shishman da Bulgária (1323 - 1330) que era um inimigo do Rei húngaro. Num documento datado de 27 de Março de 1329, Bassarabe era mencionado na lista de inimigos do rei Carlos I da Hungria, juntamente com os Búlgaros, os Sérvios e a Horda Dourada, que atacavam constantemente as fronteiras húngaras. Em 1330, Bassarabe fez parte de uma campanha militar organizada pelo Czar búlgaro, contra a Sérvia, que acabou a 18 de Julho desse ano, com a vitória final sérvia em Velbazhd.

Logo após a derrota de Velbahzd, Carlos I da Hungria organizou uma expedição contra o Principado da Valáquia. Quando lhe foi retirado o Banato de Severino, Bassarabe ofereceu-se para pagar anualmente um tributo e uma compensação de 7000 moedas de prata, e para além disso reconheceu-o como seu suserano, mas o rei recusou a proposta de Bassarabe e avançou para dentro da Valáquia, até Curtea de Arges. O rei, contudo, foi forçado a retirar-se para a Transilvânia, devido a dificuldades crescentes com a escassez de alimentos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike