Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ato de Kansas-Nebraska
O Ato de Kansas-Nebraska ou, nas suas formas portuguesas, de Kansas-Nebraska, foi um ato do Congresso dos Estados Unidos, aprovado em 1854, que organizava o terreno remanescente da Compra da Louisiana para colonização antes de sua entrada à União, atribuindo aos colonos o direito de decidir sobre a legalidade da escravatura. Foi redigido pelo senador Stephen A. Douglas. Em termos histórico, significa o reconhecimento de que o Compromisso de Missouri, pactuado em 1820, não condizia com a realidade política dos anos de 1850.

O ato Kansas–Nebraska foi uma lei federal dos Estados Unidos votada em 30 de Maio de 1854, e que organizava um governo territorial para os territórios que iriam mais tarde tornar-se nos estados do Kansas e Nebraska. Os opositores a esta lei viram nela o triunfo do poder escravagista e criaram um novo partido (o Partido Republicano) para a combater. Este ato foi considerado como uma etapa-chave no percurso histórico que conduziria à Guerra Civil Americana.

Desejoso de ver os territórios ocidentais colonizados, Stephen A. Douglas, senador pelo Illinois e presidente do comité do Senado para os territórios, iniciou e apoiou o Acto Kansas-Nebraska junto do Congresso em 1854.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike