Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Artoces da Ibéria
Artoces foi um rei da Ibéria entre Apresentado nos registros clássicos da Terceira Guerra Mitridática (Apiano, Bell. Mithr. 103, 117; Dião Cássio 37.1-2; Eutrópio [Artaces]; Festo 16; Paulo Orósio 6.4.8), é identificado com Artag , Arik (არიკ), Rok (როკ) ou Aderk (ადერკ) das crônicas georgianas medievais. Seu pai era Artaxes I da Ibéria, filho de Varbak da Armênia. Artaxes I da Ibéria havia se casado com uma filha de Mirian I da Ibéria; Varbak, rei da Armênia, havia derrotado Farnadjom, filho e sucessor de Mirian, em batalha, e colocado Artaxes I como rei.

Alarmado pela ocupação romana da vizinha Albânia, Artoces prometeu paz e amizade; mas o comandante romano Pompeu, informado que ele estava secretamente armando de modo a cair sobre os romanos na marcha deles nas passagens do Cáucaso, avançou em março de , antes de retomar a busca de Mitrídates VI do Ponto (r. ), para as fortalezas ibéricas de Harmozica e Seusamora. Artoces, pego de surpresa, às pressas queimou a ponte sobre o rio Ciro e recuou ainda mais para seu arborizado país. Pompeu ocupou as fortalezas e cruzou o rio, mas encontrou uma residência feroz por parte do exército ibérico. No fim, os romanos prevaleceram e, quando Artoces viu Pompeu também cruzar o Peloro, rendeu-se, e enviou seus filhos como reféns. Após sua derrota teve que entregar vários territórios aos romanos: a Armênia Menor, entregue a Deiotário, rei da Galácia, a Paflagônia, devolvida a Átalo I e Pilâmenes, e a Cólquida, onde Aristarco foi apontado como rei. Durante o seu reinado, os iranianos invadiram a Ibéria, para vingar o sangue de Farnadjom; Artoces se protegeu, e os iranianos se retiraram. Ele foi sucedido por seu filho Parnavaz II da Ibéria.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike