Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Arquitetura indo-sarracena
O estilo revivalista indo-sarraceno , também conhecido como indo-gótico ou hindu-gótico, mogol-gótico, neomogol ou indo-britânico é um estilo arquitetónico que foi protagonizado por arquitetos britânicos do e início do na Índia britânica. Baseado na arquitetura nativa indo-islâmica e indiana, incorporou elementos dos estilos neogótico (ou gótico revivalista e gótico vitoriano) e neoclássico então em voga no Império Britânico. Apresenta muitas semelhanças com o estilo neoislâmico (ou neomourisco), do qual se distingue sobretudo pelos elementos indiano como os chhatris (pavilhões com domos).

O estilo foi impulsionado no Ocidente com a publicação de várias vistas da Índia da autoria dos pintores e ilustradores William Hodges , de William Daniell e do seu tio Thomas Daniell . O termo sarraceno é, na maior parte dos contextos, uma designação sinónima de muçulmano ou árabe. É usual apontar o Palácio de Chepauk, situado no atual bairro homónimo de Madrasta (Chennai), como sendo o primeiro edifício indo-sarraceno. Aquela cidade possui muitos edifícios desse estilo, como o Victoria Public Hall, o , a Casa do Senado da ou a , que na sua maior parte estão classificados como património nacional pelo Serviço Arqueológico da Índia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike