Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Armistício de Mudros
O Armistício de Mudros, realizado em 30 de outubro de 1918, foi um acordo de paz que pôs fim às hostilidades entre o Império Otomano e os Aliados no palco de operações do Oriente Médio, na Primeira Guerra Mundial. Foi assinado pelo Ministro de Assuntos Marítimos otomano, Rauf Bey, e pelo almirante britânico Somerset Arthur Gough-Calthorpe, abordo do HMS Agamemnon, no porto de Mudros, na ilha grega de Lemnos.. O acordo foi realizado em um contexto de uma crise institucional do Império que se generalizava em casos de corrupção na sociedade.

Os otomanos renderam os fortes que lhes restavam fora da Anatólia, deram aos Aliados o direito de ocupar os fortes que controlavam o estreito de Dardanelos e o Bósforo, e o direito a ocupar, "em caso de desordem", qualquer território que oferecesse um risco à segurança daquelas nações. O exército otomano foi desmantelado, e portos, ferrovias e outros pontos estratégicos foram disponibilizados para as forças aliadas. No Cáucaso, a Turquia teve de recuar até suas fronteiras de antes da guerra.

Ao armistício seguiu-se a ocupação de Constantinopla, e a subsequente partilha do Império Otomano. O Tratado de Sèvres (10 de agosto de 1920) foi assinado logo depois do armistício, porém não chegou a ser implementado devido ao início da guerra de independência turca.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike