Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Arcebispado de Mainz
O Arcebispado de Mogúncia ou Mainz (em alemão Erzbistum Mainz) ou Eleitorado de Mogúncia (em alemão Kurfürstentum Mainz) foi um influente eclesiástico e secular principado-bispado do Sacro Império Romano-Germânico entre 780-82 até 1802. Na hierarquia da Igreja Católica, o Arcebispo de Mogúncia era o Primaz da Alemanha, como substituto do Papa ao norte dos Alpes. Exceto Roma, a Sé de Mainz era a única a que se referia como Santa Sé, embora o uso tenha desaparecido.

O arcebispado foi significante principado eclesiástico do Sacro Império. Seu território incluía as terras em volta da Mogúncia (Mainz), as terras à margem esquerda do Reno, como também terras ao longo do Meno até Frankfurt (incluindo o distrito de Aschaffenburg), a região de Eischsfeld, na Baixa Saxônia e na Turíngia, e o território acerca de Erfurt.

O território era, ainda, tradicionalmente, um dos Príncipes-Eleitores Imperiais, o Arqui-Chanceler da Alemanha, e presidiu oficialmente o colégio eleitoral em 1251 e permanentemente de 1263 até sua extinção, em 1803.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Diocese de Mainz
A Diocese de Mainz (Diœcesis Moguntinus) é uma das mais antigas divisões territoriais da Igreja Católica na Alemanha. Está localizado em Mainz, antigo centro romano no país. Foi erigida no , sendo elevada à arquidiocese em 747, sendo demovida à diocese novamente em 29 de novembro de 1801. Durante esse período, viveu seu esplendor de poder, sendo seus arcebispos príncipes-eleitores do Sacro Império Romano-Germânico. Seu bispo é o cardeal Karl Lehmann.

Sua Sé é a Catedral de Mainz. Possui 344 paróquias e 536 sacerdotes.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike