Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Anscáridas
Os Anscáridas ou a Casa Real de Ivrea foi uma dinastia medieval franca que se tornou proeminente na Itália no século X, chegando a ascender ao trono italiano e atualmente é representada pelos três ramos familiares existentes sendo o chefe da Casa Real o príncipe e marquês Luis Roberto di San Martino-Lorenzato d´Ivrea e como ramo segundo pelo príncipe e marquês Nicolò Costa di Polonghera San Martino d´Agliè di San Germano (adotado civilmente pela nobre família Costa di Polonghera) e pelo terceiro e último ramo pelo príncipe e marquês Carlo Valperga di Masino e Caluso. No ano de 1845 o antigo ramo dos condes Masino di Borgomasino sucederam o ramo principal da linha Valperga di Masino que foi extinto sem descendência e assim assumiram o novo nome de família e armas, passando a assinar Valperga di Masino.

Casa de Ivrea também governou o Condado da Borgonha nos séculos XI e XII e foi um de seus membros que primeiro se declarou um conde franco. Por um ramo cadete dos condes da Borgonha, surgiu a Casa de Borgonha-Espanha que governou o Reino da Galiza de 1111, e os reinos de  Castela e Leão a partir de 1126, até 1369.

O nome da família se originou de um conde borgonhês menor, chamado Anscário (ou Oscar), que apoiou Guido III de Espoleto na eleição ao , em 887, após a deposição de Carlos, o Gordo. Todavia, Odo foi eleito, e Anscário acompanhou Guido em seu retorno à Itália procurando o trono vazio daquele país e, em gratidão, criou a Marca de Ivrea, com sede em Ivrea, para o conde borgonhês. Os descendentes de Anscário mantiveram a marca até 1030. Talvez o mais ilustre tenha sido seu neto Berengário, o primeiro de três Anscáridas a ser coroado .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike