Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Alias Systems Corporation
A Alias Research foi fundada em 1983 e em 1995 se fundiu com a Wavefront Technologies (fundada em 1984) incorporadas pela Silicon Graphics Inc (SGI). Juntas formaram a Alias|Wavefront e lançaram o programa Maya em 1998 - que se tornou uma das ferramentas mais poderosas para modelagem, renderização e animação. Sua incrível capacidade de produção foto-realística pode ser vista em filmes como Matrix, Senhor dos Anéis, King Kong, Piratas do Caribe, Final Fantasy, Um Dia Depois de Amanhã, Exterminador do Futuro 3, Guerra dos Mundos, Poseidon, Homem Aranha, Mar em Fúria, Era do Gelo, Robôs, Minoroty Report, Eu Robô, Crônicas de Narnia, X-men, Star Wars, Expresso Polar, Harry Potter, Transformers, entre muitos outros. Todos os filmes citados foram produzidos com a versão Alias Maya 7, ou em versões anteriores. O único filme que os produtores provavelmente usaram a versão mais recente, agora da Autodesk, foi no filme Transformers (2007).

O precursor do Alias Maya e até mesmo do Alias StudioTools foi o lendário Alias PowerAnimator, fruto do Alias Research, que foi usado nos primórdios da Computação Gráfica, um pouco antes dos anos 90, filmes como O Segredo do Abismo, Exterminador do Futuro 2, Jurassic Park, Independence Day, O Máskara, True Lies, Forrest Gump, e etc... O prestígio e a qualidade desse software abriu as portas para o futuro do mundo 3D, futuro esse que começou em junho de 1998 com o desenvolvimento do brilhante software Maya.

O Maya é conhecido pela sua incrível usabilidade e flexibilidade. É um programa totalmente customizável, sua estabilidade oferece a seus usuários total segurança e confiabilidade na execução de grandes projetos e animações. Além disso, possui ainda a linguagem de programação própria, o MEL (Maya Embedded Language), que facilita ao usuário poder criar ferramentas, animações mais complexas, entre outras inúmeras coisas. Além do Maya possuir o renderizador próprio (Maya Software), renderiza também, rapidamente, com o Maya Hardware usando o máximo da capacidade VGA, também pode renderizar perfeitamente em vetor com o Ravix, usado para cartoons e web, e por fim, perfeitamente integrado com o Maya está o renderizador Mental Ray, uma das ferramentas mais fantásticas para renders, seu realismo pode ser visto em filmes como Homem Aranha, Poseidon, Matrix, Exterminador do Futuro 3, O Dia Depois de Amanhã, entre outros. Além de todos esses renders que já vem integrados com o software, a Pixar, famosa pelos seus incríveis filmes de animação, produz o Pixar RenderMan para vários programas 3D, inclusive para o Maya, que funciona perfeitamente com todos componentes, iluminações e shaders, e suas vantagens para com o Mental Ray é a sua ótima velocidade de renderização.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike