Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Alberico II de Espoleto
Alberico II de Espoleto (911 ou 912 - Roma - 31 de agosto de 954) era filho de Marózia e Alberico I; herdando (c. 925) a grande herança de seu avô, Teofilato I. No dia sua mãe vai se casar pela terceira vez (932), organizou uma revolta popular, e expulsou Hugo de Arles de Roma e encerrou sua mãe em uma prisão no Castelo de Santo Ângelo.

Governou como um governante absoluto, impondo sua vontade ao seu meio-irmão, o Papa João XI. Primeiro aliou-se com os bizantinos, e depois com Hugo de Arles, com quem se reconciliou. Roma passou por um período de calma depois de um estado de anarquia. As autoridades civis e religiosas foram separadas, e não se interferiu nas decisões da Igreja, apesar do controle de sua atividade política.

Seu filho Otaviano, foi eleito Papa com o nome de João XII, e outros filhos e parentes, (os Crescêncios) compartilharam a herança de Alberico, sendo senhores do governo de Roma até 1012. Construiu o castelo de Túsculo, e onde foi o fundador da dinastia, não apreciou o título de Conde de Túsculo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike