Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Adelaide Anne Procter
Adelaide Anne Procter (Bloomsbury30 de outubro de 1825 — Londres2 de fevereiro de 1864) foi uma poetisa e filantropa inglesa. Trabalhou em prol de uma série de causas, mais proeminentemente em nome das mulheres desempregadas e sem-teto, e esteve ativamente envolvida com grupos feministas e revistas. Procter nunca se casou, e algumas de suas poesias provocam especulações de que fosse lésbica. Sofria de problemas de saúde, possivelmente devido a seu trabalho de caridade, e morreu de tuberculose com a idade de 38 anos.

A carreira literária de Procter começou quando era uma adolescente; seus poemas foram primeiramente publicados em periódicos de Charles Dickens Household Words e All the Year Round e mais tarde publicados em forma de livro. Seu trabalho de caridade e sua conversão ao catolicismo parecem ter influenciado fortemente sua poesia, cujos temas estão mais ligados à pobreza, aos sem-teto, e às mulheres marginalizadas.

Procter era a poetisa predileta da Rainha Vitória. Sua poesia passou por inúmeras edições no século XIXCoventry Patmore chamou-a de a mais popular poetisa da atualidade, depois de Alfred Tennyson. Seus poemas foram transformados em música e hinos, e foram publicados nos Estados Unidos e Alemanha, bem como na Inglaterra. No entanto, no início do século XX sua fama diminuiu, e poucos críticos modernos têm dado atenção ao seu trabalho. Aqueles que o tem feito, no entanto, argumentam que o trabalho de Procter é significativo, em parte, pelo que revela sobre como as mulheres vitorianas expressavam seus sentimentos, de outra forma reprimidos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike