Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Achtung Baby
Achtung Baby é o sétimo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Foi produzido por Daniel Lanois e Brian Eno, sendo lançado em 19 de novembro de 1991 pela gravadora Island Records. Sendo bastante criticado pelo álbum anterior, Rattle and Hum (1988), a banda mudou seu estilo musical incorporando na sua sonoridade um gênero de rock alternativomúsica industrial e dance music. Tematicamente, o álbum é mais obscuro, mais introspectivo, e às vezes mais irreverente do que seus trabalhos anteriores. Achtung Baby e as subsequentes utilizações da multimídia na turnê Zoo TV Tour foram fundamentais na reinvenção da banda na década de 1990, substituindo a imagem deles de "fechados" frente ao público para uma mais descontraída e auto-depreciativa.

Buscando inspiração à véspera da reunificação alemã, o grupo começou a gravar Achtung Baby em Berlim no Hansa Studios, em outubro de 1990. As sessões foram repletas de tensões, com a banda questionando-se com relação ao seu estilo musical e na qualidade de seu material. Depois de semanas de conflitos e pouco progresso, o grupo fez um grande avanço com a escrita improvisada da canção "One". Eles voltaram para Dublin em 1991, onde a moral melhorou e a maioria das canções foram concluídas. Para confundir as expectativas do público da banda e de suas músicas, a banda escolheu um jogo de títulos do álbum e uma capa colorida com várias imagens.

Achtung Baby é um dos álbuns mais bem sucedidos do U2. Ele recebeu críticas favoráveis, estreando na posição de número 1, na Billboard 200, dos Estados Unidos, enquanto que simultaneamente, esteve no topo das paradas de muitos outros países. O álbum gerou cinco singles, como "One", "Mysterious Ways", "The Fly", "Even Better Than the Real Thing" e "Who's Gonna Ride Your Wild Horses". O álbum vendeu 18 milhões de cópias mundialmente, ganhando um Prêmio Grammy em 1993 de "". Um dos álbuns mais aclamados da década de 1990, Achtung Baby é regularmente citado na lista dos "" pela revista Rolling Stone. Em outubro de 2011, o álbum foi reeditado, para comemorar o 20º aniversário de seu lançamento.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike