Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Abdal Malique
Abdal Malique ibne Maruane , bem conhecido apenas como Abdal Malique, foi o quinto califa omíada, filho e sucessor de Maruane ibne Aláqueme (623 - 685). Reinou de 685 até 705. Ele nasceu em Meca e cresceu em Medina (ambas onde hoje é a Arábia Saudita). Abdal Malique foi uma pessoa muito bem educada e um governante competente, apesar dos diversos percalços políticos que assolaram o seu califado. O historiador muçulmano do , ibn Khaldun diz: "Abdal Malique ibne Maruane é um dos grandes califas árabes e muçulmanos. Ele seguiu os passos de Omar, o comandante dos fiéis, no trato dos assuntos governamentais".

Em seu reino, todos os registros mais importantes foram traduzidos para o árabe e, pela primeira vez, uma moeda foi cunhada especialmente para uso no Islã, o que provocou uma guerra contra o Império Bizantino de Justiniano II. Os bizantinos foram liderados por Leôncio na Batalha de Sebastópolis em 692 na Ásia Menor e foram decisivamente derrotados pelo califa após a deserção de um grande contingente de eslavos. A moeda islâmica se tornou então a única no mundo muçulmano. Além disso, muitas reformas iniciaram-se no seu tempo com respeito à agricultura e ao comércio. Abdal Malique consolidou o poder muçulmano nos territórios conquistados e o expandiu, tornando o árabe a língua do estado, e organizando um serviço postal regular.

Os seus exércitos derrotaram também Abdulá ibne al-Zubair. Morreu aos 60 anos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike